sábado, 23 de março de 2019

             Blockchain na logistica 


como essa tecnologia revolucionará o mercado?


Tecnologias sempre têm a premissa de revolucionar o mercado e nem é preciso voltar muito ao passado para ver os seus impactos. A internet, por exemplo, transformou a forma de nos comunicarmos e fazer negócios. Neste cenário, é compreensível o interesse das empresas pelo Blockchain ou cadeia de blocos. Esta tecnologia tem o mesmo potencial de disrupção que a internet teve.

1. O que é Blockchain?

Blockchain é a tecnologia que consiste em ter acesso a um banco de dados distribuído e descentralizado para o registro de informações que não podem ser modificadas. É uma tecnologia básica com diversas possibilidades de aplicação.
A primeira aplicação conhecida foi no mercado financeiro com o surgimento do bitcoin. Contudo, outros segmentos têm se destacado. Já existem novidades do Blockchain na logística, no mercado de seguros, entre outros segmentos.

2. Como funciona  o Blockchain?

Para utilizar o Blockchain, é preciso entender como ele funciona. O mecanismo permite a validação de dados com um processamento de rede distribuído em computadores privados e compartilhados. Ou seja, qualquer transação de um ativo online é feita apenas entre dois ou mais agentes, sem a intervenção de um órgão regulamentador.

Blockchain - Como funciona




Blockchain

Além disso, a informação só é trocada e validada após o consenso entre as duas partes envolvidas. Em uma transação, por exemplo, cada agente interessado em concretizá-la possui um código criptografado. Apenas quando os dois ou mais códigos se juntam, o bloco de informação é montado e a transferência acontece.
Para facilitar o entendimento sobre o processo, pense nas seguintes etapas:
  1. Início da transação: quando dois agentes decidem iniciar a troca de um dado.
  2. Criação do bloco: momento em que a transferência é agrupada e entra na rede de cadeia de computadores compartilhados.
  3. Verificação: é definido um conjunto de regras para os computadores participantes avaliarem e calcularem a transação. A verificação só acontece após um consenso entre os envolvidos.
  4. Criptografia: o bloco verificado é criptografado e gravado.
  5. Execução: a transferência é realizada entre as partes envolvidas.
A finalidade do Blockchain é otimizar os processos de qualquer atividade feita online. Também é mais seguro, pois os códigos usados nas transações são complexos, a ponto de deixar uma transferência irreversível, evitando fraudes nas informações.
Transparência, credibilidade, agilidade e eficiência. Por esses motivos, o mecanismo vem ganhando cada vez mais importância no mundo dos negócios.
alquer transação de um ativo online é feita apenas entre dois ou mais agentes, sem a intervenção de um órgão regulamentador.

3. Os principais benefícios do Blockchain

Por ser uma novidade, poucas pessoas conhecem o Blockchain e entendem sobre ele. O mercado ainda está estudando e testando suas aplicações, o que pode causar certa resistência das organizações em investir nessa nova tecnologia.
Usar Blockchain confere vantagem competitiva ao negócio e, além disso, é preciso romper essas barreiras. Dentre os seus principais benefícios podemos destacar:
  • operações mais confiáveis;
  • transações mais democráticas;
  • otimização dos processos;
  • facilidade na coordenação entre as empresas;
  • registro dos dados em ordem cronológica;
  • redução dos custos.
Algumas empresas, especialmente do setor financeiro, já estão investindo no mecanismo e usufruindo dessas vantagens. É o caso da Nasdaq, mercado de ações automatizado dos Estados Unidos focado em tecnologia. A empresa passou a fazer manutenção de registros com o Blockchain aliado a LINQ, uma ferramenta de gerenciamento em nuvem que controla e emite ações de determinada empresa.
Após a implementação da tecnologia, os custos de auditoria e a burocracia reduziram. Outros ganhos observados foram a verificação mais transparente e a maior inviolabilidade dos dados de cada empresa.

4. Os impactos do Blockchain para as empresas

O Blockchain não está mudando apenas a área da economia. Outros segmentos estão sendo beneficiados pela tecnologia, como o de logística. Por ser um mercado que envolve a negociação entre várias empresas, esse modelo de banco de dados pode ajudar a melhorar os processos.
Imagine uma empresa situada em São Paulo. Ela precisa entregar um produto para um cliente em Uberlândia, no interior de Minas Gerais. Atualmente, a logística acontece da seguinte forma:

Exemplo de entrega utilizando Blockchain




Blockchain-02
No exemplo acima só nessa única entrega foram quatro empresas envolvidas. É difícil estabelecer dentre essas organizações quem é o responsável pelo material e em qual momento. Suponha que a carga seja roubada em uma dessas etapas: como definir o responsável para ressarcir o cliente? É complicado, pois, nesse fluxo, as chances de perder uma informação em viagens mais longas são grandes.
Com o Blockchain, o cenário de rastreamento de entrega muda. Todas as empresas acessam a mesma rede e conseguem verificar a informação diretamente da fonte. Além disso, qualquer decisão referente ao transporte da carga, como rota, preço do frete, entre outros aspectos, é tomada a partir de um consenso. O cliente ainda pode acompanhar com mais precisão a entrega do seu produto, pois a informação validada não sofre mudanças.

Exemplo de entrega utilizando Blockchain




Blockchain-03
Ao inserir a tecnologia na logística, as etapas de envio do produto geram dois resultados expressivos: redução de custos e riqueza de informações.

5. O que a intelipost está fazendo?

Atualmente, nossos engajamentos estão voltados para:
  • Criação da blockchain da logística fracionada do Brasil;
  • Criação dos Smart Contracts desta blockchain;
  • Parcerias com outros atores no mercado;
  • Avanços nos padrões de tecnologia e governança.

Referencia bibliografica: www.intelipost.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário