domingo, 14 de abril de 2019

Implantação de sistemas de gestão empresarial - ERP: estudo de caso numa instituição do Sistema S

O presente estudo tem como objetivo descrever como ocorre o processo de implantação de um sistema ERP numa Instituição do Sistema S, analisando os aspectos teóricos com a prática empresarial adotada

      Um seguimento de um mercado mais exigente e globalizado, tem levado as Instituições a buscarem o desenvolvimento de soluções que lhes possibilitem otimizar suas operações. Uma das alternativas encontradas para reduzir custos, agilizar a obtenção de informações, desenvolver e modernizar seus processos internos é a utilização dos Sistemas Integrados de gestão Empresarial, pois estes suprem as Instituições de ferramentas que proporcionem uma melhor forma de organizar, codificar e padronizar negócios e processos, transformando dados operacionais em informações úteis à tomada de decisão. 
      Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), têm surgido com a intenção de integrar as informações empresariais dentro de um único banco de dados, agilizando processos e aumentando a eficiência. O presente estudo tem como objetivo descrever como ocorre o processo de implantação de um sistema ERP numa Instituição do Sistema S, analisando os aspectos teóricos com a prática empresarial adotada.
      Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo descritiva, bibliográfica e estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. Como instrumento da pesquisa foi utilizado questionário e entrevista. O questionário foi aplicado a uma amostra de quinze colaboradores do setor de Compras e Licitação da empresa em análise e a entrevista foi realizada com o analista de sistema que acompanhou o processo de implantação do sistema ERP. Como resultado da pesquisa, foi possível constatar que o processo de implantação do sistema ERP, adotado pela empresa em estudo, correspondeu às etapas estabelecidas por teóricos, embora não tenham sido utilizadas as mesmas nomenclaturas. Os resultados apontados como mais relevantes, trazidos pelos sistemas integrados, foram a integração das informações, a otimização da rotina da empresa e um maior controle e organização empresarial.
Palavras-chave: Sistema de Informação. Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Referencia: Luciana Sampaio, site www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário